fbpx

Design de interiores e projeto arquitetônico: qual a diferença?

Design de interiores e projeto arquitetônico: conheça a diferença entre conceitos e entenda o que escolher para construir ou reformar.

Design de interiores e projeto arquitetônico são coisas diferentes. Inclusive, muitas vezes o termo design de interiores não é exatamente o que as pessoas pensam. Você quer entender todos os conceitos e descobrir qual o serviço ideal para atender seus sonhos e necessidades? Então, acompanhe este artigo até o final!

 

Projeto arquitetônico: o que é

O projeto arquitetônico é o serviço relacionado à fase de construção, reforma ou produção de fachada de um imóvel. Como o nome sugere, é executado por um arquiteto. No projeto, são definidos os espaços, normas técnicas a seguir para que a obra resulte em uma edificação segura, materiais adequados para a construção e até como aproveitar melhor o terreno.

 

Design de interiores e Projeto arquitetonico: diferença - foto de uma bela casa de dois andares do escritório Penha Moraes

Projeto arquitetônico: a elaboração da casa. (Foto: projeto Penha Moraes)

 

Arquitetura de interiores: o que é

Já a arquitetura de interiores está relacionada ao aproveitamento interno de um imóvel, depois que ele está construído – ou seja, passada a fase do projeto arquitetônico.

Na arquitetura de interiores, o arquiteto projeta toda a parte da mobília e decoração pensando em proporcionar conforto e funcionalidade aos ambientes, além de entender o gosto do cliente e transformá-lo em realidade.

Pauline Moraes, arquiteta da Penha Moares em Curitiba, conta que o projeto arquitetônico e a arquitetura de interiores são serviços distintos, mas que se complementam. Por isso, muitos clientes costumam contratar os dois trabalhos de uma vez.

E garante: “Mesmo que contratem só o projeto arquitetônico, nós já executamos essa fase pensando em otimizar os ambientes ao máximo. Tudo para que o cliente consiga aproveitar a parte interna da melhor forma, posteriormente”.

 

Projeto de interiores de quarto do escritório Penha Moraes

A arquitetura de interiores otimiza o espaço interno com beleza e funcionalidade. (Foto: projeto Penha Moraes)

 

Design de interiores: o que é

Já o design de interiores é um trabalho mais voltado puramente à decoração. Pauline explica que enquanto a arquitetura de interiores vai mais a fundo, o design fica mais atrelado ao mobiliário e acessórios.

“Na arquitetura de interiores, o arquiteto pode redesenhar os cômodos e derrubar uma parede, por exemplo. No design de interiores, o profissional não atua nesse aspecto, volta-se apenas ao decorativo”, explica Pauline.

 

Design de interiores, arquitetura de interiores e projeto arquitetônico: diferença

Como vimos, basicamente a diferença está na fase de cada serviço e também na intensidade deles.

Enquanto o projeto arquitetônico trata-se da elaboração de um imóvel para sua construção, a arquitetura e o design de interiores são trabalhos para a parte interna – depois que a casa está erguida.

Lembrando que a própria arquitetura e design de interiores têm diferença entre si. A arquitetura de interiores vai mais além da decoração.

 

Aqui na Penha Moraes, mesmo quando fechamos só o projeto arquitetônico, já deixamos tudo preparado para que um posterior projeto de interiores possa ser resolvido tranquilamente.

– Pauline Moraes
Penha Moraes Arquitetura

 

Projeto arquitetônico, arquitetura de interiores ou design de interiores: o que escolher?

Algumas pessoas têm dúvidas sobre por que contratar um arquiteto. Mas a resposta é simples: contar com um arquiteto é garantir segurança, funcionalidade e beleza para o imóvel.

Nesse sentido, para construir, reformar ou elaborar uma fachada, é fundamental contratar o serviço de projeto arquitetônico.

Já a parte de interiores, depende muito da necessidade do cliente.

A dica é escolher a arquitetura de interiores se a ideia é aproveitar todo o potencial da parte interna do imóvel e ir mais além da decoração – ou seja, pensando na beleza e na mobília sim, mas também na funcionalidade e até no desenho da planta.  Agora, se a ideia é se ater simplesmente na estética e mudanças mais superficiais, o trabalho de design de interiores pode resolver.

 

Aproveite e conheça os projetos arquitetônicos e arquiteturas de interiores da Penha Moraes.