fbpx
PROJETO ARQUITETÔNICO

seu sonho ganhando contornos.

O Projeto Arquitetônico é a concretização dos conceitos e parâmetros estabelecidos por você, através de um conjunto de ações e soluções, que serão caracterizados e apresentados através de imagens e peças gráficas objetivando atender as suas necessidades. Essas solicitações serão avaliadas e compatibilizadas de acordo com os parâmetros construtivos do seu terreno para que a obra esteja dentro dos requisitos legais exigidos pelos órgãos competentes.

Estudo preliminar

Nessa etapa do projeto, verificamos o que foi levantado na etapa de análise e que melhor se encaixa no seu desejo.

Maquete eletrônica

Depois que os espaços já foram definidos, chegou a hora de você realmente VER como será seu projeto. Utilizando as melhores ferramentas que a tecnologia dispõe, fazemos para todos os nossos clientes uma maquete eletrônica para representar seu projeto, seja ele de interiores ou arquitetônico.

Detalhamento Técnico

Depois que você viu e aprovou como será o resultado final do seu sonho, agora é a hora de representarmos tecnicamente, através de um conjunto de peças gráficas do tipo: implantação, plantas, cortes e elevações. Essas informações servirão tanto para orçamentos, execução e aprovação da obra.

Projeto estrutural

Em alguns projetos existe a necessidade de uma analise aprofundada da estrutura do imóvel ou da área a ser construída. Contamos com engenheiros civis parceiros para realizar os cálculos e dimensionar as vigas, lajes e pilares da sua construção, garantindo segurança e evitando problemas futuros.

Projeto elétrico

A instalação elétrica de um imóvel é composta por centenas de componentes e produtos ser escolhidos e instalados adequadamente, resultando em um funcionamento correto e seguro para os usuários.

Projeto hidráulico

No projeto hidráulico, nossa equipe parceira, dimensionará toda a rede de água (quente e fria) e esgoto para que sua obra tenha todo o conforto que a água pode proporcionar à você.

O que eu preciso para começar uma obra civil?

Antes de qualquer coisa, você precisa contratar um profissional habilitado (arquiteto) para elaborar seu projeto arquitetônico.
Com esta escolha feita, o profissional irá elaborar seu projeto, que deverá ser composto das seguintes etapas: estudo preliminar e detalhamento técnico/executivo.
Após a finalização do detalhamento, seu projeto deverá ser submetido à aprovação mediante a Secretaria de Urbanismo e demais órgãos necessários (isso depende do seu terreno, pois cada um tem uma necessidade de aprovação), para que você obtenha a licença da prefeitura para início de obra, chamada de Alvará de Construção. Após a emissão deste documento, você está liberado para começar seu empreendimento. Caso sua obra esteja localizada em um condomínio, este também precisa fazer a liberação do projeto, que é feita mediante a compatibilização com as normas do mesmo.

Engenheiro ou arquiteto na sua obra?

Os dois.

Arquiteto é o profissional que organiza e projeta espaços de acordo com a funcionalidade, o conforto e a estética. Ele é responsável por criar, conceber, manipular a forma e o espaço, através de representações gráficas.  Ele deve pensar sobre o uso do imóvel, a disposição dos móveis, ventilação e iluminação, sempre visando o bem-estar dos usuários.

Já o engenheiro garante a estabilidade da obra e sua segurança, através de projetos que complementam os projetos de arquitetura, tais como estrutural, elétrico, hidráulico, prevenção de incêndio, entre outros, calculando efeitos de mudanças de temperatura, vento e resistência dos materiais.

Resumindo…

Entre o que fazer” e “como fazer”, o arquiteto desenvolve o que será feito e o engenheiro civil resolve como será feito.

Qual a documentação necessária para começar minha obra?

Para a obtenção do Alvará de Construção, é necessário que o terreno já esteja em seu nome, caso contrário, será preciso uma autorização do atual proprietário. Neste caso, a licença sai no nome desta pessoa.

Com isto resolvido, precisa-se também de:

-Registro de imóveis atualizado (emitido em, no máximo, 90 dias)

-Guia amarela atualizada (retirada pela internet)

-Conjunto de cópias dos projetos arquitetônicos

-Requerimentos assinados e preenchidos pelo responsável técnico, autor do projeto e proprietário

O que é alvará de construção

O alvará é a licença de construção, ampliação e/ou reforma de um imóvel, ou seja, este documento autoriza o proprietário a executar obras e serviços. Ele é obrigatório para o início da mesma, sendo expedido pela Secretaria Municipal de Urbanismo de cada município.

Pra que serve o lançamento de layout no projeto arquitetônico?

Quando elaboramos as plantas para um projeto arquitetônico, vemos como indispensável o lançamento do layout do mobiliário, isto é, a distribuição dos móveis na planta da casa. Isso porque, através disso, conseguimos dimensionar os espaços de acordo com a necessidade dos proprietários, evitando o super ou sub dimensionamento dos cômodos, bem como fazer a correta locação de portas e janelas.

Assim podemos garantir que em um quarto, por exemplo, caiba cama, guarda roupa e tudo mais que o cliente precisa, garantindo as circulações e dimensionamentos adequados, sem que haja surpresas após a conclusão da obra.