fbpx

Por que contratar um arquiteto? 7 motivos para contar com um profissional

Veja por que é importante contar com um arquiteto e conheça um exemplo de caso real.

Se você quer saber por que contratar um arquiteto, veio ao lugar certo. Neste artigo, vamos explicar 7 motivos para contar com o serviço de um escritório de arquitetura para executar sua obra com segurança e eficiência. Confira!

Por que contratar um arquiteto para construir ou reformar?

Porque o arquiteto vai fazer o projeto arquitetônico, ou seja, ele vai elaborar a planta do imóvel e projetar a obra para que ele tenha segurança, funcionalidade, beleza e fique dentro da legislação.

Além disso, o profissional ajuda a aproveitar melhor o espaço do terreno e os materiais, reduzindo custos com desperdícios. Bárbara Penha, arquiteta do escritório Penha Moraes em Curitiba, acrescenta: “O arquiteto consegue materializar o sonho do cliente”.

Confira 7 motivos para contratar um escritório de arquitetura.

 

1. Para que o imóvel seja seguro

Contratar um arquiteto é garantir que o imóvel seja seguro. Isso, porque o profissional sabe exatamente quais normas precisam ser atendidas para dar origem a uma estrutura totalmente confiável. Além disso, ao gerenciar a obra, o arquiteto também verifica se todas as etapas estão sendo executadas com qualidade e precisão.

 

2. Para que a obra atenda a lei e possa ser regularizada

Por falar em normas, elas são diretrizes previstas em lei para garantir construções de qualidade. Em outras palavras, a legislação serve para que qualquer espaço construído no país proporcione segurança a seus moradores e visitantes.

Por esse motivo, um imóvel só tem a documentação oficial emitida se estiver dentro dos parâmetros da lei. Uma casa feita sem projeto arquitetônico pode não atender tais diretrizes e, consequentemente, não será regularizada.

Vale lembrar que uma construção que não está regularizada, provavelmente oferece riscos. Além disso, esse tipo de espaço não pode ser financiado – o que reduz significativamente as chances de venda do imóvel.

 

3. Para que o espaço seja funcional

O arquiteto consegue projetar o espaço de forma eficiente. Na prática, isso significa que os cômodos e ambientes são desenhados para atender as necessidades do cliente, além de gerar praticidade e conforto para seu dia a dia.

 

4. Para evitar desperdícios

Outro motivo para contratar um arquiteto é evitar desperdícios e aproveitar muito mais o capital disponível. Isso acontece porque o arquiteto conhece maneiras de projetar o espaço com os materiais adequados e de forma eficiente. Além disso, um projeto arquitetônico minimiza significativamente erros de execução, o que consequentemente reduz custos.

 

5. Para aproveitar todo o potencial do terreno

Avaliar o terreno e aproveitar seu potencial é mais uma tarefa do arquiteto. Bárbara explica que itens como a incidência da luz solar e inclinação do solo são alguns dos itens avaliados. “Muitas vezes, o terreno tem um declive que nós conseguimos utilizar a favor do projeto, por exemplo”, explica a arquiteta.

 

6. Para valorizar a obra

Além de ter a documentação em dia, um imóvel com projeto arquitetônico costuma ter valorização de mercado. Ou seja: para quem deseja a possibilidade de vender o espaço no futuro por um valor interessante, essa é mais uma boa razão para contratar um arquiteto.

 

7. Para materializar um sonho

Por fim, contratar um arquiteto significa concretizar um sonho. Bárbara explica que muitas vezes o cliente sabe a essência do que gostaria de ver em seu imóvel, mas não sabe como materializar essa ideia – e aí entra o arquiteto.

 

“O cliente sabe que quer um quarto espaçoso ou uma cozinha aberta, por exemplo. Mas, não sabe como fazer isso da melhor forma. Então, entra nosso trabalho. Ele conta para nós o que deseja e nós damos vida ao seu sonho”.

– Bárbara Penha
Penha Moraes Arquitetura

 

Por que contratar um arquiteto: foto de um projeto arquitetônico de uma bela casa.

Com um arquiteto, é possível ter uma planta segura e dentro das normas – além de aproveitar mais o espaço e soluções para um dia a dia confortável. (Foto: Projeto Penha Moraes)

 

Por que contratar um arquiteto: exemplo de caso real

Bárbara conta que é muito comum receber clientes que já executaram uma obra sem o projeto arquitetônico e se arrependeram. Ela lembra de um caso específico recente, em que o cliente fez sua casa sem o projeto e o pedreiro delimitou os cômodos utilizando uma fita crepe sobre a laje.

“Além dos ambientes não terem ficado funcionais e não comportarem os mobiliários que o cliente queria, a casa não atende normas importantes e por isso não pode ser regularizada”, explica Bárbara.

Agora, este cliente está executando sua segunda obra – desta vez, com um projeto arquitetônico da Penha Moraes – e está muito satisfeito. “Ele aceita o que nós projetamos, pois sabe que tudo está sendo feito com qualidade e dentro das normas”.

 

Aproveite e conheça um pouco mais sobre a equipe da Penha Moraes Arquitetura em Curitiba.