fbpx

Arquitetura em Curitiba: conheça ícones da capital

Arquitetura em Curitiba: confira 6 das principais obras arquitetônicas de Curitiba, um pouco de suas histórias e por que são tão significativas.

Arquitetura em Curitiba é sinônimo de diversidade. A capital paranaense reúne traços marcantes de prédios históricos, o modernismo da década de 70 e o ar contemporâneo dos grandes centros urbanos do século 21.

Com tanta beleza e história nos projetos arquitetônicos e fachadas da cidade, destacamos aqui alguns dos principais prédios e construções da arquitetura curitibana.

Confira!

 

Prédio Histórico da Universidade Federal do Paraná

Com início da construção em 1913, o prédio histórico da Universidade Federal do Paraná era diferente do que existe hoje. Marcado por uma cúpula inspirada no estilo francês, a obra misturava adornos arquitetônicos de várias escolas. Em 1950, o edifício foi completamente repaginado, ganhando o modelo neoclássico que vemos hoje.

O prédio é tão bonito e imponente que virou símbolo oficial de Curitiba em 1999, escolhido pela população em um concurso promovido pela prefeitura e o banco Itaú, conforme reportagem do jornal Gazeta do Povo.

 

arquitetura em curitiba - prédio histórico da ufpr

Prédio histórico da Universidade Federal do Paraná (crédito da imagem: Marcelino Souza, common use da Wikimedia)

 

Paço da Liberdade

Outro ícone da arquitetura curitibana é o Paço da Liberdade. Tomado pelo Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), a construção tem mais de 100 anos e já foi sede oficial da prefeitura. Hoje, abriga diversas atrações culturais e um charmoso café.

Por lá, é possível ver o primeiro elevador construído dentro de um prédio em Curitiba, além das escadarias e portas originais. Outro destaque são as pinturas e detalhes em madeira no teto da Sala de Atos.

 

Arquitetura em Curitiba - paço da liberdade

Paço da Liberdade (crédito da imagem: common use da Wikimedia)

 

Casa Estrela

Quem passa desavisado pela Casa Estrela pode achar que é uma simples construção de madeira com o formato um pouco diferente. Mas na verdade, a obra é bastante interessante – tanto do ponto de vista arquitetônico quanto histórico.

Feita no formato de um pentágono regular, é como se fosse uma estrela sem pontas. Esse é um tipo de projeto arquitetônico bastante difícil de ser executado, especialmente por uma pessoa que desenhou e construiu tudo sozinha. É o caso de seu criador – Augusto de Castro.

Ocorre que o estilo arquitetônico exótico da Casa Estrela tem uma explicação: Augusto era fluente em esperanto, língua internacional que tem por objetivo reunir pessoas de várias partes do mundo em busca de paz e fraternidade. O símbolo dessa linguagem é justamente uma estrela verde.

Na casa, a família de Augusto deu muitas aulas de música, matemática e vários idiomas (inclusive o esperanto). Hoje, a residência é aberta à visitação e está sob os cuidados da PUC-PR, dentro do campus do Prado Velho.

 

Arquitetura em Curitiba - Casa Estrela

Casa Estrela (Crédito da imagem: artigo site da UFPR)

 

Museu Oscar Niemeyer

Não tem como falar de arquitetura em Curitiba sem lembrar de um dos grandes ícones da cidade: o Museu Oscar Niemeyer, também conhecido como Museu do Olho e MON.

Como o nome sugere, sua arquitetura chama atenção por conta da construção em formato de olho, que mede 70 metros de comprimento por 30 de largura. Assinado pelo renomado arquiteto, os arcos parabólicos preenchidos pelos painéis de vidro dão o tom do museu. Além disso, são mais de 35 mil metros quadrados de área construída e 17 mil destinados à área de exposições.

 

Arquitetura em Curitiba - MON

Museu Oscar Niemeyer (Crédito da foto: common use da Wikimedia)

 

Ópera de Arame

Com capacidade para mais de 1,5 mil espectadores, a Ópera de Arame certamente precisa fazer parte desta lista de obras mais interessantes da arquitetura em Curitiba. Faz sentido: o prédio é em formato circular, feito de estruturas metálicas e vidro, cercado por vegetação e com acesso por meio de uma ponte sobre o lago.

Tudo isso foi feito para integrar a estrutura da ópera com a paisagem, dando ao visitante um espetáculo duplo: do lado de dentro ele pode assistir a um show e, ao mesmo tempo, se sentir abraçado pela vegetação que o cerca no lado de fora.

 

Arquitetura em Curitiba - Ópera de Arame

Museu Oscar Niemeyer (Crédito da foto: common use da Wikimedia)

 

Contemporâneo – Edifício Ícaro

Bárbara Penha, da Penha Moraes Arquitetura, conta que um dos prédios de Curitiba favoritos do time é o Edifício Ícaro. Projetado por Arthur Casas, é uma obra residencial que segue a linha contemporânea, usando concreto aparente, materiais nobres e grandes painéis de vidro. “Outro ponto muito interessante é que ele usa o conceito de casa suspensa, com grandes jardins e terraços”, completa Bárbara.

 

Edifício Ícaro. (Imagem: Divulgação)

 

E qual a sua obra favorita de arquitetura na capital?

Aproveite e confira alguns projetos arquitetônicos residenciais que o escritório Penha Moraes executou em Curitiba.