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Arquitetura comercial: como ela pode ajudar a aumentar vendas

Arquitetura comercial: confira como projetos arquitetônicos e de interiores contribuem com o aumento vendas da sua empresa.

Arquitetura comercial é uma forma diferente de pensar em espaços: tanto no projeto arquitetônico quanto no de interiores, o objetivo é aproveitar todo o ambiente a favor do negócio e, desta forma, ajudar a aumentar as vendas e fidelizar o cliente.

Quer entender mais? Preparamos 3 das principais contribuições que a arquitetura comercial traz para sua empresa. Confira!

 

1 – Melhora a experiência do cliente

A arquitetura comercial ajuda a melhorar a experiência do cliente porque seu objetivo é criar espaços funcionais e agradáveis para o consumidor.

E para entender como esse mecanismo funciona e por que é importante para seu negócio, vale retomar alguns conceitos.

Um cliente pode não lembrar exatamente o preço do produto ou do serviço. Mas, sempre vai lembrar de como se sentiu ao entrar em contato com seu estabelecimento e ao consumir o que sua empresa vende.

Resumidamente, isso é a experiência do cliente.  É o sentimento que o envolve durante a experiência que ele tem ao comprar algo de alguém.  Logo, uma experiência positiva pode garantir vendas recorrentes e boa propaganda boca a boca.

Inclusive, inúmeros estudos apontam nessa direção. Segundo pesquisas da norte-americana Lee Resources, 70% dos consumidores voltam quando têm uma boa experiência. E a especialista Ruby Newell-Legner aponta que são necessários, em média, 12 atendimentos positivos para compensar a vivência de um negativo.

Percebe como a experiência do cliente é influenciadora significativa de negócios?

E além da qualidade do produto e serviço em si, a experiência do cliente engloba todo o ecossistema que o envolve: atendimento e… ambiente.

Portanto, um espaço que conversa com o público e traz fluidez, praticidade, conforto e até beleza, certamente vai acrescentar pontos para a experiência.

Arquitetura comercial em Curitiba - estúdio de pilates

Um projeto arquitetônico e de interiores bem planejado colabora com a experiência do cliente. (Projeto do Instituto Paranaense de Fisioterapia e Pilates – Penha Moraes Arquitetura

Nesse sentido, o projeto arquitetônico e de interiores focado na arquitetura comercial é pensado para agregar valor ao sentimento positivo do consumidor em relação à empresa, provocando-o a consumir e fidelizar.

 

Leia também: Quanto custa contratar um arquiteto?

 

2 – Ajuda a reforçar a marca

Mais uma forma da arquitetura comercial trabalhar a favor da sua empresa é a partir do reforço da marca. Isso, porque nos projetos os espaços são pensados para alinhar elementos como logo, slogan e mensagem de maneira que o consumidor memorize quem é você.

Vale lembrar que o trabalho de reforço da marca, a ponto que ela fique na memória do cliente, é fundamental.  Assim, quando o consumidor pensa no que você vende, espontaneamente lembra da sua marca e pode recorrer aos seus serviços e produtos diretamente.

Outro ponto positivo é que um ambiente estratégico e convidativo pode instigar que as pessoas façam um compartilhamento espontâneo nas redes sociais.

“Um exemplo disso é o projeto do estúdio Priscila Selusniak Makeup, que além de todo o espaço planejado para trazer conforto aos clientes, tem uma bela parede com a marca. Ali, é possível tirar fotos e compartilhar”, comenta Bárbara Penha, da Penha Moraes Arquitetura.

Arquitetura comercial em Curitiba - imagem de um estúdio de maquiagem

Com a arquitetura comercial, é possível explorar bem cada espaço para reforçar e divulgar a marca da empresa. (Projeto estúdio Priscila Selusniak Makeup – Penha Moraes Arquitetura

Leia também: Quais etapas de um projeto arquitetônico?

 

3 – Colabora com estratégias de vendas

Mais uma importante contribuição da arquitetura comercial para as empresas é a oportunidade de explorar espaços para executar estratégias de vendas.

Entre elas, podemos destacar:

  • Aproveitar o fluxo dos clientes: espaços para vitrine, expositores e conveniências são desenhados para otimizar o contato do cliente com suas ofertas conforme ele se desloca dentro do ambiente.
  • Pontos focais com propagandas: faixas, banners e imagens de produtos e serviços colocados no lugar certo para chamar atenção visual. Nessa estratégia, você também pode divulgar promoções e novidades dentro do próprio estabelecimento.

Arquitetura comercial em Curitiba - imagem de uma loja de artigos para casa

Projetos arquitetônicos e de interiores que aproveitam bem o fluxo de clientes e os pontos focais, ajudam nas estratégias de vendas. (Projeto loja Forma e Função – Penha Moraes Arquitetura). 

Gostou das nossas dicas? Aproveite e confira outros projetos de arquitetura comercial da Penha Moraes.